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A Equipe Multidisciplinar da escola é composta por profissionais e alunos que compõe a comunidade. A Equipe Multidisciplinar desta escola é composta conforme Orientação n° 01/2018/2019/SEED/DEDI/CERERQ/CECI e homologadas para o biênio 2018-2019 e tem como coordenadora a professora pedagoga Eneide Lane Crispim Furlan.


1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

ESCOLA ESTADUAL DE SÃO JOSÉ–ENSINO FUNDAMENTAL

PR 364 KM 14 - Terra Roxa - Paraná

CEP:85990-000 Fone: 3691-1026

e-mail:trxsaojose@seed.pr.gov.br

NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO – TOLEDO

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR:

                                              ANDRE MEZAVILA DOMENI - Aluno

                                                             ENEIDE LANE CRISPIM FURLAN - Pedagoga

                                                             JEFERSON BATALHA FERREIRA - Agente Educacional 2

                                              LARISSA SANT'ANNA PRIORI - Aluna

                                              LORIANE CRISTINA SOARES - Professora de L. Portuguesa

                                                             MARIA CRISTINA DINIZ DA CUNHA -Conselho Escolar

                                              MARIA INES DA SILVA PRIORI - Agente Educacional 1

                                                             NEIDE BERTI DOS SANTOS – Profª Geografia

                                                             ODAIR BARZAGUI DA ROCHA- Profº Ciências

                                                             SHIRLEY DE OLIVEIRA BACHIEGA- Profª Matemática

                                              VERALUCIA REBELO - Profª História

2.OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS:

    • Perceber a importância da diversidade cultural como identidade da nossa sociedade;

    • Desmistificar algumas ideias/valores sobre a cultura Afro e Indígena, que as desvalorizam;

    • Respeitar as diferenças culturais propiciando condições de convivência harmoniosa e garantindo os direitos de todos.

3. JUSTIFICATIVAS DAS AÇÕES A SEREM REALIZADAS

Vivemos numa sociedade com uma diversidade de culturas e sob a influência destas, valorizar uma cultura em detrimento da outra seria negar as nossas origens, portanto, busca-se uma educação anti-racista, pautada na perspectiva do reconhecimento das diferenças, para a partir daí, construir identidades e efetivar uma igualdade, tanto de condições, como de direitos e deveres.


4. AÇÕES E CRONOGRAMA A SEREM DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2011 E 2012


PLANO DE AÇÃO DATA:24/11/2010.



jetivos

Ações

Prazo


J

F

M

A

M

J

J

A

S

O

N

D

1

1.Possibilitar o trabalho dos professores com os eeducandos sobre a temática cultura afro e indígena;



Levantamento dos recursos materiais existentes no acervo da escola (vídeos e livros);

- providenciar os recursos necessários para o trabalho com a temática;


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x










2

Conhecer a situação etnicorracial da escola e epropor possíveis intervenções;

Diagnóstico Etnicorracial da Escola:

-Levantamento estatístico da diversidade cultural da nossa escola:





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3

Conhecer para compreender e respeitar as comunidades indigenas e afro-descendentes existentes na nossa região;

Necessidade formativa: conteúdos e procedimentos que devem ser elencados e que pautarão os estudos da equipe multidisciplinar:

- Análise histórica destas comunidades e reflexões sobre sua condição atual;

- Visita à comunidade Quilombola;

- Visita à tribo indígena:




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x




4

Inserir e trabalhar os conteúdos das culturas Afro e indígena, nos documentos escolares, conforme legislação;

Análise dos instrumentos internos da escola (PPP, PPC, PTD, etc.) e inserção da ERER;

- Orientações junto aos professores sobre a Legislação que ampara o trabalho na escola sobre a cultura afro e indígena:





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5

Conscientizar a comunidade escolar sobre a convivência harmoniosa entre as culturas;

Análise e orientações as possíveis situações de discriminação étnico-racial:

- Vídeos, documentários e filmes que retratam questões afro e indígena;

- Palestras com membros da comunidade Afro e Indígena da nossa cidade;




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6

Conhecer o trabalho realizado, pelos educadores e educandos, durante o período letivo.

Análise dos materiais didáticos utilizados pela escola:

- Mostra Cultural;











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5. AVALIAÇÕES REALIZADAS PELA EQUIPE:

A avaliação será realizada através de observação de como os eventos, as atividades, foram acontecendo: envolvimentos e participação dos educadores e educandos nas atividades propostas. A Equipe Multidisciplinar poderá ser avaliada através de pesquisas com questionários sobre seu comprometimento com os eventos e atividades propostas.


6. REFERÊNCIAS:

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Educando para as Relações Étnico-Raciais II – Cadernos Temáticos. Curitiba, 2008.

RAMOS, N. Jorge M. Adão, Graciete Mª N. Barros - Diversidade na educação : reflexões e experiências,

Secretaria de Educação Média e Tecnológica, - Brasília : 2003.

LEI 10.639/03 .










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